A abrangência do verbo coisar e o perigo da metáfora


Não sou muito de me queixar, mas ninguém é de ferro e lá desabafei com os meus jovens o quanto lamentava o facto de já não me darem matéria para as crónicas. Foi o A. que, com toda a clareza, me fez ver aquilo que, seguramente por distracção minha, ainda não tinha percebido.
- Nós crescemos, professora, nós crescemos…
Ao que o P. acrescentou:
- Ya, agora tem de coisar com os do 7º ano!
Em concordância, só me saiu um “pois”, como quem já a aceitou a fatalidade.
Mas o A. não ficou esclarecido e perguntou ao P.:
- Coisar é o quê?
- Dá para dizeres várias coisas com coisar - disse ele, seguro.
Sem querer criar intrigas entre os dois amigos, digo eu, que bem vi, havia um certo ar professoral na sua expressão. Aliás, quase que posso afirmar que vislumbrei uma superioridadezinha na forma como o P. colocou a voz.
O dia prosseguiu e mesmo a encerrar a semana, vá de falar em metáforas ao meu PCA. Já havia referido o galinheiro, quando me dirigi às quatro jovens, que não se calavam; já havia falado na perna da mesa, nas lesmas que eram a escrever, tudo belas e pertinentes metáforas, quando decidi apontar para as bochechas, perguntando:
- E isto??
O ar era de mistério e vá de dizerem a primeira coisa que lhes vinha à cabeça. Mas não todos, que a J., ponderada e segura, disse logo:
- As olheiras da pressora!
Eu cá sorri-me, mas confesso, tive uma vontade imensa de lhe dizer que ela é que tinha olheiras a chegar às maçãs do rosto, em vez disso, sorri-lhe. 
Para mostrar que não fiquei minimamente ressentida com a gargalhada da turma, até lhe elogiei a escrita, focando, sobretudo, a do M., que me disse logo, antes que eu começasse com ideias parvas:
- Mas olhe que não escrevo muito mais, não pense!
Eu cá não penso nisso. Só na forma de apanhar a J. aí num sítio onde não se veja a ponta de um corno e dizer-lhe que eu desta vez fiz vista grossa e engoli o sapo, mas da próxima estarei armada até aos dentes e o melhor é baixar a bolinha se não quiser que lhe chegue a roupa ao pêlo.

E depois disto, está bem de ver, o sumário da próxima aula será : Estudo das expressões idiomáticas.

CONVERSATION

0 Comentários:

Enviar um comentário